A política portuguesa de jovens para jovens!

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Contextualização III

Queda da Ditadura( 25 de Abril de 1974)
        Apesar de toda a propaganda por parte do regime Salazarista, continuavam a existir mentes que sonhavam com a liberdade e a queda da ditadura.
       
        Assim, no amanhecer do dia 25 de Abril de 1974, um dia que para os portugueses se apresentava como mais um de ditadura e de opressão, sem o conhecimento dos portugueses viria mesmo a mudar. Nesta data, estalou uma revolução que derrubou o Governo, com a intenção de implantar uma democracia e derrubar a ditadura. A revolução foi festejada nas ruas, com manifestações de alegria, porque liberdade era algo que para os portugueses só existia no dicionário.
       
       A revolução do 25 de Abril representou uma nova era na vida dos portugueses, pois devolveu a liberdade de informação, política, manifestação e artística, que durante 48 anos lhes foi retirada.
       
       Os exilados políticos puderam regressar ao país( entre eles o ex presidente da república Mário Soares e o antigo líder do partido comunista Sá Carneiro), a censura foi abolida definitivamente, greves e manifestações passaram a ser autorizadas. Os sindicatos puderam assim reorganizar-se.
      
        Portugal passou um momento conturbado durante cerca de 2 anos, com uma luta acesa entre facções de esquerda e direita. Em 1975 foram realizadas as primeiras eleições livres, desde a instauração da ditadura. As eleições, para a Assembleia Constituinte, foram ganhas pelo PS. Na sequência desta vitória, foi elaborada uma constituição de pendor socialista.
      
        Depois da revolução dos cravos, foram eleitos, incluindo o actual, 18 governos constituintes.

O 25 de Abril ocorreu sem se disparar um único tiro.


Por Luís Miguel

1 comentário:

  1. esta muito bem escrito e muito bem elaborado gostei bastante a continuem com o bom trabalho!

    ResponderEliminar