A política portuguesa de jovens para jovens!

sexta-feira, 18 de março de 2011

Entrevista à Ecolojovem - «Os Verdes»

Boas,

 No seguimento da sequência de entrevistas às "Jotas" que postaremos no blog onde procuraremos clarificar as ideologias de cada partido, postamos hoje a entrevista à Ecolojovem - «Os Verdes», infelizmente, como não houve possibilidade de ser gravado, partilhamos convosco por escrito.

Entrevista Ecolojovem - “Os verdes”
1.       A Ecolojovem – “Os verdes” é a juventude partidária do PEV (Partido Ecologista os Verdes), e como tal, é justo dizer que é um “gabinete” dependente do PEV nas ideologias e posições?
A Ecolojovem - «Os Verdes» não se revê de todo com na afirmação de ser um “gabinete” dependente do PEV. A Ecolojovem (fundada em 1989) assume-se, através dos seus objectivos, propostas e acções, como uma organização de juventude ecologista. Actuamos com base no programa e nos objectivos do Partido Ecologista “Os Verdes”, mas a Ecolojovem elabora as suas orientações tendo em conta as especificidades da juventude. Somos uma juventude partidária que apresenta soluções e propostas possíveis de cumprir e de concretizar, em que os jovens têm o seu espaço e os seus direitos assegurados, apresentando-se com a preocupação, a dedicação e as medidas adequadas e procurando a resolução de problemas que afectam a qualidade de vida dos jovens. Como juventude partidária consideramos que somos um complemento importante para o fortalecimento do projecto do partido e não um mero “gabinete” ou instrumento político.

2.       Que ideologias e posições defendem?
A Ecolojovem - «Os Verdes» como juventude do PEV, obviamente que conhece e aceita o programa e as orientações do PEV, e como tal, não nos parece que estas afirmações correspondam à realidade. O PEV tem o seu próprio programa político, diferente do Partido Comunista Português, mas com algumas convergências. O PEV define-se como um partido de esquerda ecologista.

3.       O PEV é muitas vezes apelidado de “melancia” (verdes por fora, vermelhos por dentro), isto porque, aparentemente, o programa político do PEV nunca difere nem diverge com o do PCP. Tendo já sido acusados de serem uma “ficção política ” ou “extensão política” do PCP, que foi constituído por ex membros, propositadamente. Como respondem a estas acusações? E em que aspectos diferem do PCP?
Como referimos na questão anterior, o PEV difere dos restantes partidos pois é um partido que segue uma ideologia de ecologia política, tendo uma visão muito completa do desenvolvimento, que à política deve empreender, em todas as suas dimensões: social, ambiental e económica, as quais devem convergir na promoção da qualidade de vida de todos, numa sociedade onde não haja excluídos e onde a espécie humana se relacione em harmonia com a Natureza, garantindo a sua auto-regeneração, para que as gerações presentes e futuras não fiquem privadas de recursos naturais imprescindíveis à vida.

4.       O que distingue “Os Verdes” dos restantes partidos, tendo em conta de que são
Explicitamente e activamente pro-ambiental?
O PEV não se define apenas como um partido pro-ambiental, esta conotação é extremamente redutora. É assumidamente um partido de esquerda, mas uma esquerda ecologista, que se preocupa e defende não só o ambiente, mas também as vertentes sociais e económicas do desenvolvimento.

5.       Para além de ser um partido pro-ambiental, são também um partido de esquerda. Do vosso ponto de vista o que difere um partido de esquerda de um de direita?

NÃO RESPONDEU.

6.       O que caracteriza um partido de extrema-esquerda? Consideram-se um partido de extrema-esquerda?
O Partido Ecologista “Os Verdes” não é um partido de extrema-esquerda.

7.       Em síntese, conforme as ideologia que defendem, qual a sociedade ideal do PEV? Tendo em conta, obviamente, que estas são um mito
Os jovens ecologistas trabalham e lutam por uma sociedade ecológica, equilibrada, sustentável e justa onde é possível concretizar os direitos e as aspirações juvenis. Reconhecem a importância do trabalho colectivo e do contributo de cada um, ao lado de todos os outros. Defendemos uma sociedade sem exploração desenfreada dos recursos, do Homem, e que caminhe sempre para alcançar um desenvolvimento social, ambiental e económico, mais justo.
Para a Ecolojovem - «Os Verdes» esta sociedade não é utópica, é uma sociedade necessária e possível de alcançar, desde que exista vontade política para que tal aconteça, o que não tem acontecido por causa das sucessivas políticas/medidas dos consecutivos governos. A Ecolojovem - «Os Verdes» defende uma sociedade justa, igualitária e solidária, onde os jovens vejam assegurados os seus direitos, e onde têm também um papel fundamental na construção desta mesma sociedade. Para a Ecolojovem - «Os Verdes» os jovens são o motor de transformação da sociedade
8.       Para os jovens que se identificam com os ideais do PEV que tem a Ecolojovem – “Os verdes” a oferecer? Que actividades e eventos dinamizam de forma a motivar os jovens?
A Ecolojovem - «Os Verdes» define-se como um espaço de discussão, reflexão, partilha de ideias e onde os jovens podem debater sobre os mais diversos assuntos. Como juventude ecologista, consideramos que o nosso papel é dar espaço e voz aos jovens na procura de propostas justas para a sociedade a que os jovens têm direito. Ao longo dos anos, temos realizado diversas actividades em que contactamos com os jovens de todo o país, mas gostaríamos de destacar o nosso acampamento nacional, que decorre em finais do mês de Agosto, e que tem sempre associado a si um tema que aos jovens diz respeito, por exemplo, o último acampamento realizou-se na vila de Constância e versava sobre a temática da Água e defesa deste bem público. 

9.       Para quem quer fazer carreira como dirigente político as “jotas” são uma boa forma de começar, como é o exemplo de alguns dirigentes políticos da actualidade. Há passos característicos, uma hierarquia ou ter certas competências ou habilitações para se chegar aos altos cargos, primeiramente, nas “jotas”, e mais tarde a deputado no PEV, por exemplo?
Não é esse o entendimento que a Ecolojovem - «Os Verdes» tem das juventudes partidárias. São sim um espaço e uma forma de lutar pelos nossos direitos. Quem tiver vontade de agir por uma sociedade melhor, tem lugar na Ecolojovem. Neste nosso “espaço” está inerente a noção do colectivo e nunca a promoção pessoal.

10.   Tornar-se militante de um partido, não significa que necessariamente tenhamos de seguir a carreira política. Tornar-se militante é também um acto de cidadania. Que vantagem traz a adesão a um partido para aqueles que não desejam ser políticos?
Fazer política não é só ser deputado ou ter um “cargo” num partido. Fazer política é também lutar pelos direitos, por uma sociedade melhor, participar em iniciativas, fazer a mudança necessária. A importância de participar é lutar pelo que acreditamos, pelos nossos direitos. No fundo, agir. O espírito de participação, de iniciativa, de afirmação e de responsabilidade individual e colectiva caracteriza os jovens ecologistas que recusam a passividade e o conformismo.


11.   Para terminar, porque não um apelo em jeito de publicidade para recrutar futuros militantes da Ecolojovem – “Os verdes”.

Não nos parece que se trate de fazer publicidade, podemos sim influenciar os jovens e incentivá-los a fazer parte da Ecolojovem - «Os Verdes», de forma a poderem juntar a sua voz à voz de quem tem sempre defendido os seus direitos e a trabalharem connosco para alcançar uma sociedade, onde possam concretizar as suas aspirações e ter acesso a uma melhor qualidade de vida. Assim, a Ecolojovem - «Os Verdes» deixa o convite a todos os jovens que queiram contribuir para fortalecer o projecto ecologista em Portugal.

1 comentário:

  1. é engraçado o facto de, apesar de estarmos numa escola diferente, termos o mesmo projecto e ser da turma 12H.

    ResponderEliminar