A política portuguesa de jovens para jovens!

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Portugal na União Europeia

Embora não tenha participado na IIº Guerra Mundial (1939-1945), Portugal, não deixou de estar envolvido nos movimentos que se sucederam, no sentido de se criarem na Europa organizações de cooperação entre os vários estados.
A longa guerra colonial (1961-1974), absorveu a maior parte dos recursos económicos e humanos do país, condicionando de forma brutal o seu desenvolvimento.
O seu fim (do império, queda da ditadura) implicava uma completa reorganização da economia. As finanças públicas estiveram à beira da bancarrota, e por duas vezes, Portugal foi obrigado a negociar um acordo com o FMI (em 1977 e 1983).
É neste quadro que surge a opção Europeia e em particular o pedido de adesão à CEE (1977). Tinha em vista, atingir 3 objectivos:
  • Evitar o isolamento do país;
  • Obter apoios externos para consolidar o regime democrático;
  • Conseguir ajudas económicas para relançar a economia e fazer as reformas necessárias ao país.

O Tratado de Maastricht, também conhecido como Tratado da União Europeia (TUE) foi assinado a 7 de Fevereiro de 1992, e foi um marco significativo no processo de unificação europeia, fixando que à integração económica até então existente entre diversos países europeus, se somaria uma unificação política. O seu resultado mais evidente foi a substituição da denominação Comunidade Europeia pelo termo actual: União Europeia. 
Trata de assuntos de cooperação policial e judiciária em matéria penal. Compete ao Conselho deliberar por unanimidade em matérias de maior relevância. Na maior parte dos assuntos é suficiente a maioria qualificada e em matérias de menor relevância é apenas a maioria simples.
Em 1985, o país entrou num processo de modernização num ambiente bastante estável (de 1985 até à actualidade) e juntou-se à União Europeia em 1986. 

Os sucessivos governos fizeram várias reformas, privatizaram muitas empresas controladas pelo Estado e liberalizaram áreas-chave da economia, incluindo sectores financeiros e das telecomunicações. Portugal desenvolveu uma economia crescente, baseada em serviços e foi um dos onze membros fundadores da moeda europeia – o Euro – em 1999. A nova moeda começa a circular no dia 1 de Janeiro de 2002, em 12 estados membros da União Europeia, incluindo Portugal.


No dia 15 de Dezembro de 2010, o Parlamento Europeu votou o orçamento da UE 2011 - o primeiro orçamento da UE no âmbito do Tratado de Lisboa.
With issues such as energy, the environment, climate, trade, growth and financial stability best tackled at European than national levels, this budget is essential to start the year with the required tools. Com questões como a energia, o meio ambiente, o clima, o comércio, o crescimento e a estabilidade financeira, melhor abordadas a nível europeu do que a nível nacional, este orçamento é essencial para começar o ano com as ferramentas necessárias. Permitirá continuar a investir no futuro da União Europeia, através do crescimento e do emprego aumentando.

Por Jaime Rodrigues It will allow to continue to invest in the EU's future through growth and employment enhancing measures.

Sem comentários:

Enviar um comentário